Provavelmente, você veio até esta página com essa dúvida. Bom, eu não sou nenhuma celebridade, não tenho nenhuma habilidade extraordinária, porém uma coisa eu sei fazer: eu sei colocar você no caminho da fluência no inglês e nunca mais sair dele! Continue lendo para conhecer um pouco da minha história e do meu trabalho, tenho certeza que você gostará muito de me conhecer!
Rubem Freitas, o professor de inglês que começou a dar aula sem ser fluente no idioma
Pois é, quando eu comecei a dar aula de inglês, eu não era fluente e estava longe de ser! Sem medo de errar… Talvez o seu professor da sua escola não seja fluente no inglês e você nem saiba disso; e isso não é bom para o seu inglês! Tudo isso começou quando eu tinha mais ou menos 12 anos de idade. Eu comecei na primeira escola de inglês quando eu tinha essa idade. Porém, essa não foi a minha primeira escola. Eu ainda passaria por mais duas escolas particulares, somando um total de quase 8 anos, só com escolas particulares de inglês.
Na última escola onde eu estudei, finalmente, eu “conclui” todo o básico e o intermediário. Mas eu comecei perceber que o meu inglês não havia decolado como eu queria. Eu sabia ler cada frase do livro que eu tinha estudado; eu sabia explicar quase todas as regras do idioma, mas, eu não conseguia entender um nativo falando e não conseguia fazer as palavras saírem facilmente da minha boca.
Foi aí que eu decidi voltar para a mesma escola onde eu havia concluído o básico e o intermediário. Eu tinha decidido estudar tudo de novo para ver se eu não tinha deixado passar alguma coisa. Nesse ponto, a escola até que foi “boazinha” comigo deixando eu fazer um teste antes para eu não perder tempo fazendo tudo de novo.
Depois de fazer o teste, recomecei em uma turma do intermediário. Fiz tudo certinho, fazia todas as tarefas, fui muito bem em todas as provas, conclui o curso de novo, fui pra casa com a sensação que eu não havia chegado aonde eu queria chegar.
O que eu fiz a partir daí? Eu ficava estudando, a maior parte do tempo, com os livros que eu havia usado no curso. Eu nem estava percebendo que estava perdendo tempo com aquilo. Resolvi ligar para a mesma escola de novo, e decidi fazer o curso avançado. Talvez fosse isso que estivesse faltando para eu ser fluente em inglês.
Fiz o curso. Fazia todas as tarefas, todos os exercícios, fazia bem os “pair work”, que é aquela atividade feita em sala de aula com outro aluno onde você simula um diálogo com outra pessoa. Mas, infelizmente, isso não foi suficiente para que o meu inglês decolasse de vez.
O que eu fiz dessa vez? Resolvi fazer o TTC, que era um treinamento para professor de inglês. Bom, dessa vez iria dar certo! Mas, não foi o que pensei. O TTC foi muito bom, mas não alcancei a fluência no inglês. E o tempo ia passando…
Quase 8 anos haviam se passado desde que eu tinha terminado o curso e eu ainda não era fluente. Resolvi, então, ensinar inglês! Talvez ensinando inglês eu alcançaria a tão sonhada fluência e conseguiria, assim, a minha independência no idioma.
Totalmente frustrante! Além de não ser fluente, ainda ensinava da mesma forma que eu havia aprendido. Aí eu pensei: “Vou abrir uma escola de inglês!” Eu abri a escola, tive bastante alunos, mas ainda não estava satisfeito. Meus alunos tinham o mesmo resultado que eu tive quando eu era estudante. Mal sabiam eles que eles nunca seriam fluentes em inglês se eles não mudassem a maneira de aprender; e eu não sabia como fazer isso. O que fazer então, para mudar isso?
Como eu fugi de vez dos métodos tradicionais e alcancei a fluência no inglês sem estudar NADA de gramática!
Eu descobri que desde o início eu estava fazendo tudo errado! Infelizmente, eu passei uns 20 anos para perceber isso. Alguns professores brasileiros que moravam fora do país e até alguns professores estrangeiros já estavam testando e usando alguns métodos diferentes e eu comecei a acompanhar esses professores.
Foi aí que certo dia, eu vi em uma página de um blog de um professor americano a seguinte frase: “Aprenda Inglês Como Um Bebê!” Foi a partir daí que eu comecei a ir mais fundo nas minhas pesquisas e a descobrir novas maneiras de falar inglês.
Eu descobri que os bebês não fazem nada daquilo que as escolas fazem e usam; e eu decidi entrar de cabeça nessa jornada. A primeiro coisa que eu fiz foi eliminar a gramática dos meus estudos. Foi uma libertação! Tudo o que eu ia descobrindo, eu ia repassando para os meus alunos.
Eu usei os métodos passo a passo e finalmente, eu percebi que havia alcançado a tão sonhada fluência no inglês. E foi muito rápido. Eu, agora, finalmente, havia me tornado um professor de inglês fluente!
Eu explico com mais detalhes sobre os métodos que eu usei comigo e com os meus alunos em um treinamento em vídeo gratuito passo a passo.
E foi a partir daí que surgiu o Impact English Program.
O que você encontrará neste blog?
Neste blog, você poderá conhecer um pouco mais sobre os meus métodos e ideias sobre o treinamento no inglês. O blog funciona em conjunto com meu canal no Youtube, Instagram e minha FanPage no Facebook, assim não deixe de visitá-los, curtir, seguir, etc.